sábado, 3 de outubro de 2015

2

Maquete a lenda "O Pássaro de Fogo"


Ooooi gente,

Não podia deixar de mostrar pra vocês a maquete que meu filho apresentou na escola com mais dois amiguinhos.

Em comemoração ao Dia do Folclore, a escola dele distribuiu alguns trabalhos. Depois de escolhida a turma, ficou estipulado que eles iriam apresentar em forma de maquete a lenda "O Pássaro de Fogo".



Pra quem não conhece, esta é uma linda e triste lenda capixaba. Olha só:


O Pássaro de Fogo é uma das figuras mais famosas do folclore cariaciquense, sua lenda lembra a origem de Rudá, o deus tupi do amor, que havia surgido para ser o mensageiro entre o sol e lua, assim como despertar o amor no coração das mulheres.
Segundo a lenda, onde hoje ficam as cidades de Cariacica e Serra, vivam duas tribos rivais. O chefe da tribo que habitava Cariacica teve uma filha lindíssima, esta princesa veio a se apaixonar por um valente guerreiro da tribo rival.
Dos céus, uma ave fantástica via o sofrimento do casal e seu amor proibido, decido a ajudar, o enorme pássaro levava a princesa índia até o encontro de seu amado, mas mesmo com a ajuda sobrenatural, os jovens foram descobertos. O chefe da tribo irado pediu a um poderoso xamã que fizesse um feitiço para que os amantes jamais se encontrassem de novo, o velho curandeiro implorou aos deuses tal provisão e os deuses foram extremamente severos, eles prenderam os jovens amantes em prisões de pedra, transformando a princesa no Monte Moxuara e o guerreiro no Monte Mestre Álvaro, condenados a estar um de frente ao outro pela eternidade, mas sem se tocarem ou se falarem. Talvez por arrependimento das tribos ou dos deuses, os espíritos que habitam as florestas do Moxuara fizeram outro encanto. Uma vez por ano os jovens amantes se libertariam de sua prisão de pedra e o pássaro encantado lhes serviria por mensageiro, a ave fantástica se converteu em fogo e no dia 24 de junho é possível ver o pássaro de fogo rasgar os céus levando as eternas promessas de amor da princesa e do guerreiro.

Depois de reunida a turminha e decidido o que cada um faria, eu e filho começamos a nossa parte: fazer o pássaro de fogo, o índio e a índia. Enquanto as outras crianças fariam a base, os montes, ocas, árvores e decoração geral.

Repetindo... pois é difícil de entender: fazer o pássaro de fogo (deu até arrepio)!!!

Deu mesmo. E eu toda metida a besta falando com as outras mães, dizendo que sabia fazer. kkkkkkkk mal sabiam elas que eu nunca fiz nada assim e que eu estava morrendo de medo.

Isso tudo foi numa quinta pra entregar o trabalho pronto na segunda!!! OMG

E nós não tínhamos noção do tamanho que cada uma ia fazer, corríamos o grande risco de ficar tudo desproporcional, mas como o trabalho é de crianças metemos a cara no trabalho e trocávamos informações pelo grupo do whastapp "mães em desespero" kkkkkkk.

Passamos o final de semana inteiro estudando, vendo vídeos no youtube, vendo fotos de pássaros, ou seja, nos dedicamos a fundo na fabricação destas peças.

Começamos pelos indiozinhos, filho ajudou na montagem e até na modelagem, colou as penas, fez muita coisa, pois o trabalho é deles, então mais do que certo colocar ele pra fazer comigo né?

 

Depois nos focamos no Pássaro, mas por onde começar?
Pois na verdade não achamos nada na internet além de fotos e peças planas, mas ele tinha que sem 3D.
E decidimos começar pelos pés, pois é a parte mais fácil kkkk. Peguei 4 pedaços de arame, trancei e depois arrumei um pra cada lado, formando as garras. Com um alicate de bico fino fiz a dobrinha simulando as unhas. Depois peguei fita crepe, cortada ao meio e fui enrolando e enrolando. Passei tinta marron clara e escura, pintando grosseiramente, fazendo com que as tintas não se misturassem, pra dar uma matizada mesmo entende?
E os pés ficaram prontos e perfeitos!!!!



 Depois o negócio ficou pior e a cabeça doía, mas eu não podia desistir não! Força na peruca e vamos tentar, se ficar feio joga fora e faz outro. Este é meu lema! Ahá.

Peguei duas bolas de isopor, finquei um arame entre as duas pra formar o tronco, depois peguei outro pedaço de arame e colei no primeiro pedaço, iam ser as asas. Sabe que esta hora eu pedi a ajuda de Deus, pedi pra me ajudar mesmo, pois era uma coisa que eu queria muito fazer e que ficasse lindo. A dor de cabeça foi embora e foram aparecendo muitas ideias, de como fazer, do que fazer. Gente eu nunca modelei nada (além de bolas de isopor e flores), nunca trabalhei com biscuit, não sei esculpir, não tenho noção de profundidade, ou seja, tinha tudo pra ser um desastre. Mas tenho certeza que veio lá de cima uma luz e me mostrou o que eu tinha que fazer.

 

E olha o que veio na minha cabeça: usar papel alumínio.
Eu nunca podia imaginar que isso ia dar certo, mas fui lá e obedeci. Fui cortando pedaços e fazendo o corpo e a cabeça do pássaro, ia modelando o papel alumínio até que ficasse com a forma de um pássaro. Depois peguei novamente a fita crepe e fui reforçando todo o corpo e cabeça até ficar bem firme. Mas ainda estava com uma aparência estranha, meu filho e meu marido ficavam cacarejando e imitando uma galinha pois estava mais pra galinha do que pra pássaro, mas eu conseguia visualizar como ficaria e pintei de vermelho. 


 

 

Já que o filho tava rindo de mim, coloquei ele pra cortar todas as peninhas. E foram muitas, mas muitas peninhas.
Só não coloquei ele pra colar pois é perigoso mexer com pistola de cola quente né?


 

Daí pra frente foi só ir colando tudo e depois fazer as asas que eu também não tinha noção nenhuma de como fazer. Mas olhando algumas fotos de pássaros deu pra "entender" e fui colando tiras de EVA.

 

Deixei a cabeça por último, pois pra mim acho que seria a mais difícil. Fiz o bico, os olhos, coloquei um brilho e pronto, eis o Pássaro de Fogo.

 

Obrigada a Patrícia e Breno, Jucilene e Ramom, que fizeram com que este trabalho valesse a pena, foi o trabalho mais bonito da escola. Parabéns pessoal!!!

Obrigada a Enrico e Mayron, que me ajudaram e me incentivaram, mesmo às vezes rindo e zoando da minha cara que o pássaro estava parecendo uma galinha doida, mas foram estas críticas que fizeram que eu me empenhasse ainda mais e conseguisse o meu objetivo.


 




Obrigada a Deus, sem Ele eu não teria conseguido.


___________________________________________________________________________________
Todas imagens desta postagem são protegidas pela lei 9610. Não permito a cópia nem a reprodução de imagens e textos do meu blog sem minha prévia autorização. PLÁGIO É CRIME !!!

2 comentários:

  1. Ficou linda sua maquete amore!! Parabéns!!! Se tivesse enviado com certeza ganharia mesmo o concurso!! bjs

    ResponderExcluir

Fico feliz da vida recebendo um comentário. Deixa um vai? Se quiser deixar mais de 1 também vou adorar! kkk Obrigada.